Festivais

Principais Festivais de cinema do segundo semestre

O segundo semestre promete muita noites com refrescos e pipoca em Portugal, os festivais de cinema começam a esquentar com a chegada do outono em terras lusitanas, as grandes cidades do país hospedarão dezenas de festivais para todos os gostos, desde os mais alternativos aos mais comerciais. Certamente muitos dos espectadores de filmes também se divertiram muito fazendo suas apostas em giros grátis 2018, acesse para divertir-se enquanto espera o início dos festivais de cinema do segundo semestre do ano.

Veja aqui a lista das principais mostras de filme e não perca nenhuma sessão.

LEFFEST (Lisboa e Sintra)

Realizado há mais de 12 anos o festival já tradicional, sempre aposta na inovação para criar novas perspectivas e sempre surpreender seu público, o diferencial do LEFFEST e outros festivais e a participação popular nas exibições, após a exibição de filmes é aberto um debate entre críticos, diretores e o público. A mostra reúne o que há de melhor na produção filmográfica nacional e estrangeira.

Cinanima (Lisboa e Porto)

Um dos principais festivais de animação de Portugal, foi fundado em 1976, desde então a mostra reúne os principais nomes da arte da animação de todo mundo, é um dos principais veículos de divulgação de nomes da animação em território português, porém o principal  atrativo da mostra é o prêmio oferecido pelo júri do festival, que além de colocar em destaque a obra, faz com que os principais ganhadores estejam classificados para o principal festival de animação europeu, o “cartoon D’or”, realizado pela Cartoon network.

DOCLISBOA (Lisboa)

Festival voltado à produção documental, reúne os grande realizadores da área. Debates sobre temas relevantes da atualidade voltados à questões sociais ou existenciais são o foco dessa mostra que procura abranger um grande leque de produções. O enfoque na denúncia da desigualdade passando por banalidades do dia a dia vista pelas lentes documentais faz do festival um dos principais para aqueles amantes da sétima arte.

Olhares do Mediterrâneo – Cinema Feminino (Lisboa)

O evento ocorre entre 27 e 30 de setembro, focado totalmente na produção de filmes de diretoras mulheres, oriundas da costa mediterrânea, como o próprio subtítulo do festival atesta, é a visão do feminino no mundo que as lentes dessas diretoras procuram capturar dentro da perspectiva geográfica que as cerca, trazendo reflexões e denúncias é uma mostra indispensável para aqueles que se preocupam com a questão da mulher na atualidade.

QUEER LISBOA (Lisboa)

Outro festival com forte apelo social, voltado à comunidade LGBTTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Intersexos), é o festival “Queer Lisboa” que realiza uma reflexão sobre a representação dos papéis de gênero nas grandes telas do cinema, e a pluralidade da comunidade homossexual não apenas em Portugal, como também em outros países lusófonos e não lusófonos.

Apesar de parecer um festival de cinema inovador (e sê-lo, de fato), este festival direcionado à comunidade LGBTTI é o mais antigo da cidade de Lisboa, datando do ano de 1997.

A capacidade de criação narrativa em volta da questão de gênero é um dos pontos fortes dessa mostra.