Festivais

Ovarvídeo Grande Prémio para Tiago Pereira

«Sonotigadores de Tradições» foi o título da obra vencedora da oitava edição do Festival Nacional de Vídeo de Ovar. Um filme que junta uma menina e um copo, esquecido por extraterrestres.

O Grande Prémio da oitava edição do Festival Nacional de Vídeo de Ovar, no valor de cinco mil euros em material audiovisual, foi atribuído ao filme «Sonotigadores de Tradições», de Tiago Pereira. A obra premiada é uma curta metragem de 20 minutos passada no Castelo do Mogadouro, cenário escolhido pelo realizador para aventuras de uma menina que bebe e de um copo perdido por extraterrestres.

O galardão do Ovarvídeo 2003 na área do documentário, no valor de mil euros, foi atribuído a «Teatro de Sonhos» de Rui Simões, uma obra sobre o trabalho desenvolvido por um grupo de psicodrama (ou teatro terapêutico) e que envolveu doentes-actores do Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos.

Os prémios de ficção e animação, também no valor de de mil euros, foram atribuídos a «Low Radiation» – um vídeo-clip dos Starlux, realizado por Rafael Lopes – e a «O Paciente», de Pedro Brito, uma história em torno de um paciente, «D», que acorda manicómio num estado incapaz de encontrar as respostas que lhe permitem «o entendimento da camisa-de-forças».

«O Nono Andar», de Hugo Guerra, recebeu um prémio especial do júri formado por Luciana Fina, António Forte e José Vieira Mendes, no valor de 500 euros. As preferências do público foram para a obra «O Zé dos Pássaros», de Silvino Fernandes e Paulo Sousa, que receberam assim o prémio do Público/FNAC.