notícias I especiais I crónicas I base de dados I festivais I roteiro
mais notícias
18-02-2004
União Europeia Mantém Sistema de Subsídios até 2009
Os responsáveis pelos institutos de cinema da UE decidiram manter o actual sistema de subsídios ao cinema e audiovisual até ao final de 2009.
 
11-02-2004
Eduardo Serra Nomeado para Novo Óscar
O director de fotografia português foi nomeado pela segunda vez pela Academia de Hollywood.
 
11-02-2004
Cinema de Regresso ao São Luiz
Mais de noventa anos depois, o cinema regressa ao teatro do Chiado pela mão de Lauro António.
 
03-12-2003
Flora Gomes em Coimbra
O realizador guineense estará na Capital da Cultura para um ciclo em sua homenagem, entre 10 e 15 de Dezembro.
 
03-12-2003
Divulgados os Prémios do FIKE 2003
"A Ferida", realizado por Margarida Leitão, foi o único filme português premiado em Évora com o galardão de Melhor Curta Metragem.
 
03-12-2003
Novos Valores Vencem em Évora
Exibido e premiado no Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, "A Ferida" marcou a estreia de uma dupla constituída pela realizadora Margarida Leitão e a produtora Pandora da Cunha Telles.
 
24-11-2003
Cinema no Mundo
Frequência das Salas desce 3,8%
De acordo com um estudo divulgado pelo OBERCOM, a Europa registou este ano a quebra mais acentuada de venda de bilhetes em 2003.
 
17-11-2003
FIKE 2003
95 curtas seleccionadas para o Festival de Évora
Curtas metragens de praticamente todo o mundo compõem a lista de obras seleccionadas para o FIKE - Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora, com início marcado para 21 de Novembro.
 
mais notícias ...
notícias

 

Edgar Pêra (Madragoa Filmes)
28-11-2003
Egdar Pêra Premiado no VideoLisboa
 
O realizador foi o único português premiado nesta quarta edição do festival, organizado pelo Clube Português de Artes e Ideias e que encerra a 30 de Novembro.
 
Edgar Pêra (Madragoa Filmes)  
 

O VideoLisboa decidiu, nesta sua quarta edição, premiar apenas cinco obras em quatro categorias, tendo o prémio de Melhor Vídeo Nacional sido atribuído a Edgar Pêra, pelo trabalho desenvolvido em «Guitarra com Pessoas Lá Dentro».

A lista dos restantes galardoados no Festival Internacional de Vídeo de Lisboa 2003 incluiu «Imitations of Life» do canadiano Mike Hoolboom, vencedor do Grande Prémio, «The Apocaliptic Man» do mexicano Sebastian Diaz Morales com o Prémio Especial do Júri e duas menções honrosas para «Texas Sunrise» do espanhol Lluis Escartin e «Contamination», de Carl Stevenson (Reino Unido).

Iniciativa conjunta do Clube Português de Artes e Ideias e da empresa municipal EGEAC e contando ainda com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e do ICAM, este festival foi composto por uma competição vídeo internacional, uma mostra de trabalhos artísticos em DVD-Rom, retrospectivas e programas temáticos. Para a organização, «Num tempo em que o excesso de luzes quase cega, o VideoLisboa tenta captar significados e formas para além do sound byte»

 
 

 

textos relacionados

 

 

 
Associação para a Promoção do Cinema Português