notícias I especiais I crónicas I base de dados I festivais I roteiro
mais especiais
O Cinema Mudo Português
 
O Cinema no Estado Novo
Não foi há muito tempo, o Estado Novo. Durou mais anos do que aqueles que passaram desde que terminou, na madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974. As suas marcas são ainda visíveis hoje, nomeadamente na ansiedade de tentar criar uma indústria de cinema num país onde ela nunca existiu.
 
outros especiais ...
especiais

 

A Noite, de Regina Pessoa
07-08-2003
Cinema de Animação
Animação Portuguesa
 
O cinema de animação tem cerca de 80 anos de vida em Portugal, mas esta tem tido os seus altos e baixos. O «Pesadelo de António Maria» fixa o seu nascimento em 1923, tendo depois um percurso irregular, que apenas de desenvolve nos anos 60, com um forte pendor publicitário.
"A Noite", de Regina Pessoa  
 
 

O 25 de Abril de 1974 vem abrir as portas deste género cinematográfico, destacando-se os programas de Vasco Granja e o arranque do Cinanima, festival internacional de animação realizado anualmente em Espinho deste 1977. Aqui nasceu toda uma nova geração, com figuras como Regina Pessoa, ou Pedro Serrazina.

Hoje, a animação em Portugal esta mais madura, mas enfrenta dificuldades. Sendo um género que, mais do que as longas metragens, carece de subsídios e de um meio ambiente propicio, o encerramento do estúdio Animatógrafo, liderado por Abi Feijó, e as dificuldades que tem sofrido a Casa da animação, no Porto, são sinais visíveis de um ciclo recessivo. A «Suspeita», realizada por José Miguel Ribeiro, em 1999, foi o ponto alto desta arte, quem tem a vantagem de não ter de se subordinar aos meios «reais» do cinema, convidando a percorrer os caminhos das imaginação.

Mark Baker, realizador britânico de animação, afirmou no último Cinanima que tinha a impressão que em Portugal não havia propriamente uma industria, mas sim «indivíduos». Nada mais certo. Por outro lado, deixou também a mensagem que «também em Londres a industria é muito frágil. Não é nada como na América. O mais próximo que temos disso é a Aardman que, no entanto, é uma excepção».

É verdade que a excepção não faz a regra, mas o género cinematográfico que é a animação, a nível nacional, continua a mostrar uma qualidade que merece ter continuidade.

fil_lendademiragaia_1 fil_bonecorebelde_1 fil_pit_gigantedolago_1 fil_angelitos_1 fil_fadolusitano_1 fil_aventurasdopatinho_1 fil_estoriadogatoedalua_2 fil_suspeita_1 fil_coisasladecasa_1

  Luís Villalobos

 

índice

A Origem de Um Sonho Animado

Uma Vida Cheia de Animação

A Cidade Inspiradora

Qualidade Criminosa

A Fonte de Animação

 

 

 
Associação para a Promoção do Cinema Português